segunda-feira, 2 de junho de 2008

ALTERAÇÃO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:
PATRÍCIA CENCIANI AMARAL
Pedagoga Especialista em Deficiência
Mental e Auditiva

O QUE É ALTERAÇÃO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO

Alguns indivíduos, mesmo possuindo audição normal, escutam de maneira confusa, por apresentarem disfunções nas vias sensoriais ou neurais que conduzem o som até o córtex cerebral. A mensagem passa então a não ser compreendida em sua totalidade e isto ocorre porque o processo de comunicação efetiva depende de várias etapas de processamento e qualquer falha existente em uma destas etapas pode comprometer o processo como um todo. Estas pessoas relatam muitas vezes dificuldade de conversar em ambientes ruidosos, em manter diálogos em grupo e em sustentar a atenção auditiva, solicitando repetições constantes.

DIAGNÓSTICO

Este é feito por meio de aplicação de uma bateria de testes, realizados somento por fonoaudiólogas e tem a finalidade de investigar o sistema nervoso auditivo em situação de escuta difícil e por meio da aplicação de procedimentos objetivos.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

É o nome usado para indicar perda ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição.

OBJETIVO DO TRABALHO

  • Promover a acessibilidade da pessoa portadora de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo a autonomia e a socialização;
  • Trabalhar as questões didáticas, bem como procedimentos e estratégias para que o aluno possa atingir os objetivos da sala na qual está inserido;
  • Orientar os profissionais que participam da vida escolar do aluno, estendendo também aos familiares.
FUNÇÃO DA PROFESSORA ESPECIALISTA

  • Atendimento aos pais;
  • Atendimentos individuais e em grupo;
  • Orientações aos professores;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos nas instituições (ATEAL, BRAILE e BEM TE VI);
  • Promover capacitações em parceria com as instituições.

Nenhum comentário: