segunda-feira, 2 de junho de 2008

O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

PSICOPEDAGOGAS:

DÉBORA CRISTINA RAGUZA

JUSSARA ALENCAR DA SILVA

LYGIA DE ANDRADE LACERDA

SILVIA CRISTINA SEBASTIÃO

“O importante não é progredir depressa, mas sim não cessar de ir sempre para diante.”
Plutarco

PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia é um campo do conhecimento em Educação e Saúde que se ocupa do educando em seu processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer que o psicopedagogo é um “clínico geral”, pois leva em conta, com o mesmo grau de importância, tanto os aspectos físicos como os psicológicos e os sociais. A intervenção psicopedagógica implica em um trabalho terapêutico (clínico) ou preventivo (institucional).

FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

É o profissional com graduação em Pedagogia ou em áreas da saúde e da educação que tem especialização em Psicopedagogia através do curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

QUEM DEVE INDICAR A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

A avaliação psicopedagógica geralmente é indicada pela escola. A indicação também ocorre por psicólogos, pediatras, neurologistas, fonoaudiólogos e profissionais afins. Em alguns casos os próprios pais procuram o atendimento psicopedagógico por sentirem-se apreensivos e ansiosos com o desempenho escolar de seus filhos.

A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

No primeiro encontro com o especialista, os pais expõem a queixa e relatam o desenvolvimento do filho até o presente momento. Os dados coletados neste encontro oferecem pistas para a avaliação. Depois o especialista realiza algumas sessões com o educando nas quais faz a avaliação psicopedagógica propriamente dita.
Com o término da avaliação o especialista faz a devolutiva da mesma para os pais e orienta-os sobre a intervenção mais adequada.

DISTINÇÃO ENTRE ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO E AULA PARTICULAR

O professor particular trabalha basicamente com os conteúdos escolares, já o psicopedagogo trabalha com as habilidades que envolvem questões cognitivas, afetivas, psicomotoras e lingüísticas necessárias para que o aluno compreenda os conteúdos escolares.

PROCURAR AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA QUANDO:


  • O grau de conhecimento está aquém do esperado para faixa etária e as dificuldades persistem e se acumulam;
  • A alfabetização, a ortografia, a interpretação de textos e os problemas matemáticos tornam-se atividades árduas;
  • O aprendiz mostra-se desmotivado e indiferente à aprendizagem;
  • A lição de casa transforma-se numa sessão de tortura para pais e filhos;
  • As dificuldades estão interferindo no comportamento e no relacionamento familiar e social (o filho torna-se retraído, agressivo, ansioso, apático, mente, esconde o boletim etc.).

O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO:

  • Visa principalmente às relações e o vínculo afetivo que o indivíduo estabelece com aprendizagem e não apenas o desempenho escolar;
  • Favorece o desenvolvimento de competências e habilidades;
  • Auxilia o aprendiz a superar as dificuldades e, dependendo do caso, a lidar com elas;
  • Viabiliza novos caminhos despertando a sensação de bem-estar no processo de aprendizagem;
  • Ressignifica o aprender;
  • Inclui orientação para pais e professores, orientação de estudos, aconselhamento, encaminhamento escolar e multidisciplinar.

Nenhum comentário: